Como escolher e usar meia de compressão
O que são meias de compressão?
Quem deve usar a meia de compressão?
Como funcionam a meia de compressão?
Que tipos de meia de compressão existem?
As pessoas usam meia de compressão para maior conforto, para se sair melhor nos esportes e para ajudar a prevenir problemas médicos graves.
Basicamente, eles melhoram o fluxo sanguíneo. Eles podem diminuir a dor e o inchaço nas pernas. Eles também podem diminuir as chances de contrair trombose venosa profunda (TVP), um tipo de coágulo sanguíneo e outros problemas de circulação.
Eles vêm em diferentes tamanhos e dosagens, então você ou seu médico precisarão decidir qual opção funcionará melhor.
As meias de compressão são meias elásticas, feitas especialmente para o corpo, que apertam suavemente a perna para promover a circulação.
O que são meias de compressão?
As meias de compressão são meias elásticas, feitas especialmente para o corpo, que apertam suavemente a perna. As meias de compressão graduada ou de pressão ficam mais apertadas ao redor do tornozelo e ficam mais soltas à medida que sobem pela perna. As mangas de compressão são apenas a parte do tubo, sem o pé.
Você pode comprá-los sem receita, mas se o seu médico prescrever, seu seguro poderá cobrir os custos.
Você pode comprá-los em empresas de suprimentos médicos, online e em muitas drogarias. Eles podem custar cerca de US $ 10 a US $ 100 por par, dependendo do tipo que você comprar.
Quem deve usar meias de compressão?
Pessoas com ou em risco de problemas de circulação, como TVP, varizes ou diabetes
Pessoas que acabaram de fazer uma cirurgia
Aqueles que não conseguem sair da cama ou têm dificuldade em movimentar as pernas
Pessoas que ficam o dia todo no trabalho
Atletas
Mulheres grávidas
Pessoas que passam longos períodos em aviões, como pilotos
Como funcionam as meias de compressão?
A pressão que essas meias exercem sobre as pernas ajuda os vasos sanguíneos a funcionarem melhor. As artérias que levam o sangue rico em oxigênio aos músculos podem relaxar, para que o sangue flua livremente. As veias ganham impulso, empurrando o sangue de volta ao coração.
As meias de compressão podem evitar que as pernas fiquem cansadas e doloridas. Eles também podem aliviar o inchaço nos pés e tornozelos , bem como ajudar a prevenir e tratar aranhas e varizes. Eles podem até impedir que você se sinta tonto ou tonto ao se levantar.
Como o sangue continua em movimento, é mais difícil acumular-se nas veias e formar um coágulo. Se alguém se formar e se libertar, pode viajar com o sangue e ficar preso em algum lugar perigoso, como os pulmões. Os coágulos também dificultam o fluxo do sangue ao seu redor, o que pode causar inchaço, descoloração da pele e outros problemas.
Alguns atletas, incluindo corredores, jogadores de basquete e triatletas, usam meias e mangas de compressão nas pernas e braços. A teoria é que, durante a atividade, um melhor fluxo sanguíneo ajudará a levar oxigênio aos músculos e o suporte ajudará a prevenir danos aos tecidos. E depois, a circulação sanguínea e linfática reforçada ajudará os músculos a se recuperarem rapidamente. Eles não ficarão tão doloridos e não terão tantas cãibras .
Estudos mostram que o equipamento tem pouco ou nenhum efeito no desempenho atlético, mas algumas pessoas confiam nele. Talvez pensar que eles têm uma vantagem lhes dê uma. A evidência de uma recuperação mais rápida é melhor, mas não o suficiente para fazer a diferença para os guerreiros do fim de semana.
Que tipos de meias de compressão existem?
As meias e mangas vêm em comprimentos diferentes para cobrir diferentes partes do corpo. Para TVP, a maioria das meias vai até logo abaixo do joelho, mas você também pode usar meias até a coxa e até a cintura.
Eles também possuem diferentes níveis de pressão, medidos em mmHg (milímetros de mercúrio). As meias devem ser confortáveis, mas não dolorosamente apertadas. A compressão leve, com números mais baixos, geralmente é suficiente para mantê-lo confortável no trabalho. Você precisará de números mais altos com um ajuste mais firme para evitar TVP .
Meias de compressão graduada. Este tipo é mais comum. Você pode encontrá-los em uma ampla variedade de estanqueidades. Eles tendem a ficar mais apertados em torno dos tornozelos e ficam mais soltos à medida que são puxados.
Mangueira de dissuasão tromboembólica (TED) ou meias antiembólicas. Eles são projetados para após a cirurgia e quando você precisar ficar na cama. Eles podem ajudar a manter a circulação sanguínea e diminuir as chances de inchaço grave.
Se você precisar das meias por motivos médicos, seu médico medirá suas pernas e prescreverá as meias certas para você.
Como escolher meias de compressão
Se é a primeira vez que você experimenta meias ou meias de compressão, aqui estão algumas dicas sobre como escolher o que funciona melhor para você.
Escolha o tipo certo. Para aproveitar ao máximo as meias de compressão, encontre aquelas que caibam bem em você e tenham o comprimento correto. Por exemplo, se você comprar meias de compressão graduada em uma loja, mas elas não funcionarem bem o suficiente, pode ser necessário atualizá-las para meias com prescrição médica. Ou talvez você precise ajustá-los ou usá-los adequadamente. Converse com seu médico sobre isso. Eles podem ajudá-lo a descobrir o ajuste e a pressão corretos.
Escolha o nível de compactação correto. A quantidade de compressão necessária nas pernas dependerá do tipo de condição que você tem. O fabricante os rotula com base em uma faixa de compressão em mmHg.
Suas opções incluem:
Baixa compressão. Estes fornecem menos de 20 mmHg. Você pode comprar essas meias ou meias online ou na farmácia local.
Compressão média. Eles fornecem estanqueidade entre 20 e 30 mmHg. Eles ajudarão aqueles que tiveram TVP ou varizes a controlar o inchaço e a dor.
Compressão moderada a alta. Estes fornecem entre 30 e 40 mmHg. Eles são melhores para quem tem dor intensa ou inchaço.
Compressão firme. Este tipo dá entre 40 e 50 mmHg. Eles geralmente são usados por pessoas com histórico de problemas venosos graves ou coágulos sanguíneos .
Escolha um que se encaixe bem. Antes de escolher uma meia, meça o comprimento e a circunferência do tornozelo, panturrilhas e perna se estiver optando por leggings na altura da coxa ou da cintura.
Para roupas de compressão com prescrição médica, a equipe treinada de uma loja de suprimentos médicos provavelmente fará suas medições e encontrará o ajuste certo para você. Eles também ensinarão como usar as meias e tirá-las. É melhor tirar as medidas quando suas pernas estiverem menos inchadas.
Se você não consegue ou não consegue alcançar os pés, existem dispositivos chamados “auxiliares de meia” que podem ajudá-lo a enrolá-los. Você também pode pedir ajuda a um amigo próximo ou familiar.
Como usar meias de compressão
Alise as meias para que fiquem bem encostadas na pele. Evite aglomerar.
Certifique-se de que não sejam muito longos. Não dobre ou enrole a parte superior para baixo, pois isso pode deixá-la muito apertada. Isso pode causar problemas de fluxo sanguíneo ou interromper a circulação como um torniquete.
Se o seu médico lhe disse para usá-los, você provavelmente desejará mantê-los na maior parte do tempo. Mas você pode tirá-los para tomar banho ou tomar banho. Você pode usar meias, chinelos e sapatos sobre meias de compressão. Verifique com seu médico com que frequência e por quanto tempo você precisa usá-los.
Dicas para usuários iniciantes de meias de compressão
Para facilitar o uso, você deve:
Use as meias logo pela manhã, quando é menos provável que suas pernas fiquem inchadas.
Estenda as meias do avesso até a parte do tornozelo. Deslize seus pés para dentro e enrole-os lentamente de volta pelas pernas e alise o tecido para evitar protuberâncias.
Se você estiver prestes a usar meias ou leggings, levante-se e puxe-as além do joelho.
Use luvas de borracha para calçar as meias. Isso lhe dará uma melhor aderência.
Tente não usar joias que possam rasgar ou prender as meias de compressão.
Evite aplicar loções ou óleos antes de usar as meias.
Se você acabou de comprar um novo par de meias, lave-as com sabão neutro. Isso tornará o tecido flexível e fácil de usar.
Se puder, compre mais de um par para ter um par extra à mão caso um rasgue ou fique sujo.
Quando você as calça pela primeira vez, as meias de compressão ou meias podem ser desconfortáveis e fazer com que você se sinta dolorido ou dolorido. Isso é normal e você se acostumará com eles depois de alguns usos. Mas se doerem insuportavelmente ou se suas pernas ou pés parecerem descoloridos, informe seu médico imediatamente.
Revisado clinicamente por Carol DerSarkissian, MD em 21 de fevereiro de 2023 Escrito por colaboradores editoriais do WebMD